sábado, 20 de dezembro de 2008

Plano de Negócio - marketing e comercialização

Análise de mercado

Na falta de um retrato do público consumidor de artesanato em São Paulo apontaremos característica gerais do consumidor de artesanato e depois dados da pesquisa sobre o consumo de artesanato em São Luiz - MA1.
Em geral o mercado consumidor de artesanato é exigente, busca produtos diferenciados, feito sob encomenda e que agregue valores sociais. Este mercado não se limita as peças exclusivas ou originais, aceita que ocorra uma pequena seriação na produção, mas que seja em pequena escala (Marinho).

O mercado consumidor em São Luís apresenta as seguintes características:
Quem mais consome artesanato são mulheres entre 25 e 39 anos, renda acima de 2 salários mínimo, com nível superior. Os produtos que mais consomem são – sandálias, bolsas, bijuterias e camisetas.

Para melhor entender o mercado consumidor de artesanato, em São Paulo, é necessário fazer um estudo sobre o hábito de consumo das pessoas que freqüentam os pontos de venda de artesanato, como também sobre os compradores comerciais.

Ameaças do negócio
Desagregação do grupo, baixa produtividade, dificuldade em atingir o público consumidor, baixa qualidade dos produtos, variação de preço.
Heliane Marinho, gerente de Desenvolvimento de Economia Criativa, do SEBRE/RJ aponta algumas formas para reduzir os riscos de fracasso e descontinuidade dos empreendimentos. Os empreendedores dos negócios artesanais devem exercer a cidadania ativa e, como cidadão, estimular a agregação da sua rede comunal para o desenvolvimento e a melhoria da produção, contribuindo para a satisfação individual e coletiva. Em relação ao mercado e comercialização o gargalo esta no baixo controle do processo comercial, no pequeno conhecimento do mercado e das tendências de consumo e falta de inovação. Tudo isso se relaciona a aspectos como formação de preço, design inadequado, baixo volume de produção, resistência a mudanças e falta de visão sistêmica do processo produtivo.

Concorrentes
Foi realizada uma pesquisa de produto, qualidade e preço em três feiras de artesanato na cidade de São Paulo. Além dos produtos apresentados havia uma vasta variedade de tapetes, sandálias em couro, chapéus, bolsas, bijuterias, roupas (vestidos, camisetas, sais, blusas, calças).

Estratégia de marketing

Criação de demanda -

  • Publicidade – divulgar a história do empreendimento, nossos objetivos e resultados através dos veículos de comunicação: informativo Alana; Boletim Alana; Revista do Consulado da Mulher; Internet (blog, loja virtual e página do Instituto – financiador e parceiro), Prospecto (folder), camiseta.

  • Promoção e vendas – participação em feiras de artigos artesanais e de economia solidária , exposições dos produtos em espaços institucionais, ofertas em datas comemorativas, parcerias com lojas solidárias, integrar a rede de comércio justo.

  • Embalagem - sacolas com identificação do projeto/empreendimento, em material que possa proporcionar a reutilização por várias vezes.

Vendas

  • Direta ao consumidor – participação em feiras e bazares, divulgação dos produtos por internet (loja virtual), atendimento no local (ateliê).

  • Venda e consignação a lojas varejistas (comercial e solidário) de decoração e brinquedos artesanais.

  • Venda sob encomendas para empresas.

Assistência ao cliente - pós venda

  • cadastro dos clientes;

  • verificar a satisfação do cliente após aquisição do produto;

  • divulgação de novos produtos e promoções sazonais.


Estratégia competitiva

  • Como estratégia adotaremos os seguintes passos:

  • Realização de feira de empreendimento solidário na comunidade,

  • Participação em feira para comercialização dos produtos;

  • Articulação de espaços institucionais para publicidade do projeto;

  • Parceria com Instituições que promovam o comércio solidário;

  • oferta de produtos personalizados para empresas;

  • divulgação dos produtos para lojas de decoração e presentes;

  • publicação de artigos em revistas de arquitetura e decoração.


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