A implementação deste projeto vai ao encontro de oferecer soluções para as questões sócio-econômicas da comunidade Jardim Pantanal – desemprego, mulheres chefes de família, baixo nível de alfabetização, grande número de família vivem com renda inferior a um salário mínimo.
A oficina de costura e artes manuais busca ações que levem os participantes a geração de renda e trabalho através da economia solidária como forma de inserção no mundo do trabalho e nas relações econômicas.
A participação em feiras de comércio solidário faz parte do processo educativo, que busca estimular formas de geração de renda a partir das potencialidades das pessoas envolvidas. E por sabermos que a comunidade é destituída de bens econômicos precisamos contar com o capital humano que ali está. A prática da economia solidária aparece como ferramenta na busca de soluções para sair da condição 'problema-social'. Com este novo fazer, a população assume uma condição mais protagonista da própria vida e emerge como agente empreendedor.
Este protagonismo reflete na comunidade e dentro da família elevando a auto-estima da população, aumento dos laços de solidadriedade, indivíduos com maior autonomia social e econômica, e a diminuição da violência doméstica.
A metodologia aplicada para a produção será organizada a partir deste pontos:
Para a confecção dos produtos será organizado um grupo de trabalho – GT Alameda das Flores. O grupo terá uma reunião semanal para orientação de trabalhos - desenvolvimento de produto.
As inscrições para participar do GT - Alameda das Flores são facultativas aos participantes da formação, mas apenas estes poderão participar.
As participantes do GT contribuirão, cada qual, com aquilo que melhor sabem desenvolver e com seu comprometimento com o trabalho coletivo.
O grupo que realizará os trabalhos no Ateliê será responsável por zelar pelos equipamentos e materiais, como também respeitar a finalidade de uso do ateliê (confecção coletiva de produtos para comércio na feira da Alameda das flores)
será desenvolvido um cronograma com os dias de participação na feira e os responsáveis pelo espaço institucional.
O trabalho será subsidiado pelo Instituto Alana, que será o responsável por fornecer:
espaço para produção dos produtos;
matéria-prima inicial;
orientação técnica;
transporte para o local de comércio (feira);
alimentação no espaço de comércio (feira).
Os valores arrecadados com a venda dos produtos serão destinados 50% para remuneração das participantes e 50% revertido em nova matéria prima, para uso fruto do grupo de geração de renda.
Para participarmos da feira escolhemos um Mix de produtos:
Sacola em tecido - dobrável
Sacolinha para peças íntimas
Enfeites para natal - Móbile
Um comentário:
Lu, me encanta sua capacidade de misturar pensamento crítico, relação solidária, criatividade e costura. Parabéns de novo.
gabi
Postar um comentário