domingo, 5 de abril de 2009

EcoSol - parte II

O que é EcoSol - economia solidária?

Economia popular e solidária
João Cláudio Tupinambá Arroyo e Flávio Camargo Shuch.

A EcoSol está muito próxima da economia popular - mercadinho, quitandas, feirinhas

Quem faz essa economia?
Desempregados, trabalhadores informais, quem faz bicos, pequenos empreendedores, ou seja, aqueles que estão à margem do sistema formal.

50% dos brasileiros fazem essa 'outra economia', proporcionam a circulação de riqueza e justiça social.

Economia popular - é o segmento de base do conjunto da economia; é aquela que atende às demandas imediatas da população e possui giro local, É a economia que sintetiza produção e consumo no giro, ou seja, é intrinsecamente distributiva. Por isso, é o segmento responsável por 60% dos postos de trabalho e pela criação de 95% dos novos postos. Além disso, é a que menos devasta o meio ambiente.

Economia Solidária (EcoSol)- é o projeto de economia organizada a partir do trabalho, e não do capital. Pode ser de pequeno ou grande aporte, como a Cooperativa de Mondragón, na Espanha que movimenta milhões de dólares por ano. Também pode ser de giro local e global. A economia solidária se estrutura a partir de empreendimentos que operam em qualquer dimensão de uma forma associativa, como cooperativa ou como associação, fórum, grupo, rede, etc. A partir de empreendimentos solidários articulados em redes surgem os mercados solidários: clube de troca, atacadão solidário, moeda social (cartão de crédito popular) e outras intervenções econômicas solidárias.

A EcoSol surge como contraposição ao modelo capitalista (neoliberal). A organização social se dá no sentido oposto ao da organização capitalista - individualista. Procura melhorar a qualidade de vida da população como um produto de um processo de desenvolvimento integrado e sustentável da sociedade.

Sociedades não capitalistas
Processos produtivos mais equilibrados, construídos sobre acúmulos comunais e trocas que eram feitas de maneira coerente com base produtiva real e por meio do mutualismo igualitário que incluía a todos.

Organização social não possuidora de classes sociais e uma cultura econômica de subsistência baseada na inclusão de todos.

Cada membro da sociedade exerce papel importante, visando o bem estar coletivo e não apenas de um único indivíduo.

O legítimo avanço bem estar individual se este avanço for benéfico a todos, sem ameaçar os interesses coletivos.

Assistimos aos vídeos:



e Depois:

Vídeo - EPES - Escola de Empreendedorismo Solidário - 3min.


O projeto "Escola Popular de Empreendedorismo Solidário" é uma iniciativa que pretende criar oportunidades de geração de renda para famílias residentes na região de Nova Contagem promovendo a inclusão social, o protagonismo, e o desenvolvimento pessoal e coletivo das comunidades atendidas levando-as à sustentabilidade econômica e social.



Vídeo - Associação das Artesãs de Massaranduba - 6 min.


A série Comércio justo e solidário do canal Futura, mostra como produtores, comunidades e cidades, diante das dificuldades, foram à luta, superaram obstáculos e conquistaram resultado.

Episódio 5, ARTESOL. Uma ONG criada para ser uma espécie de atacadista de peças e artesanato produzidos em mais de 80 localidades em 17 estados brasileiros.

Neste episódio foi mostrada a comunidade de Massaranduba, Rio Grande do Norte e seu trabalho com trançado de palha de carnaúba.

Nenhum comentário: