domingo, 5 de abril de 2009

EcoSol - parte I

Depois da leitura passamos ao primeiro filme:

A história das coisas - 22 min.

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como conseqüência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas do sistema capitalista e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.

após o filme procurei fazer um debate mas poucas falaram. Uma comentou sobre o saltos dos sapatos, a outra que era isso mesmo. Tive a impressão que a princípio foram muitas informações.... não forcei.

Para continuar recorri a Emir Sader para falar sobre 'O estado do mundo' - a distribuição da renda.

"Se o mundo fosse uma aldeia com mil (1000) habitantes, a metade da riqueza estaria nas mãos de apenas 60 pessoas, todas de nacionalidade norte americana. Oitocentas pessoas da aldeia viveriam em casa de má qualidade, 670 seriam analfabetas, apenas uma pessoa teria educação universitária"( Século XX uma biografia não-autorizada- p.75)

Procurando aproximar a discussão para a 'vida real' apresentei alguns dados sobre a distribuição de renda no Brasil.

1960
50 % dos mais pobres detinham 18% da renda - PNB - PIB- - PER capta

10% dos mais ricos detinham 54% da renda.

1995
O 50% mais pobre detinham apenas 11% da renda

os 10% mais ricos detinham 63 % da renda.


"Trata-se, portanto, de um problema social, em relação a forma de organização econômico-social, que impede que os bens, sejam apropriados pela maioria das pessoas, igualmente entre países e diversos setores sociais" p.76.


O Sistema Capitalista

A partir da Revolução Industrial (séc.XVIII) – idéia de auto-regulação da economia como dogma (algo in questionável) do capitalismo. Através de modelo ideológico de exploração inicia-se o processo de crises e misérias sistêmicas na condição de vida dos proletários (trabalhadores) - exploração demasiada da classe operária – turnos de 14, 16 horas, utilização de mão-de-obra infantil, condições de trabalho insalubres

Nenhum comentário: