sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Matemática !? #*@%$*(=%$#%$*%+

As atividades com o grupo do NCI continua, no primeiro semestre elas cortaram e costuraram roupas em moletom (calça e blusa).

Entretanto a grande vontade do grupo é aprender a fazer o molde e o corte da peça. As participantes já têm habilidade de costura. Entretanto este é um desafio para o grupo devido a dificuldade que apresenta em ralação ao domínio das habilidade de leitura e cálculo.

Para suprir essa demanda e dificuldade combinei com o grupo de trabalharmos alguns conhecimentos matemáticos (as operações básicas de cálculo e alguns conhecimentos de fração e geometria).

Para a primeira aula preparei um pequeno diagnóstico para saber o que ela s indicam como dificuldades. A principal queixa foi o processo de divisão, depois disso organizei uma atividade: Fomos fazer compras.

A escolha das compras como tema gerador foi por já ter percebido a facilidade delas em fazer cálculo a partir de valor/moeda.

Coloquei o primeiro problema - João foi ao mercado e comprou:

batata R$ 2,00

tomate R$ 1,00

carne R$ 5,00

Quanto gastou no total?

Pedi para fazer a escrita dos valores no papel e para isso escrevi na lousa, explicando cada uma das partes ($ - cifrão e vírgula).

Depois pedi à elas que me dessem em dinheiro o valor das compras (usamos notinhas - moeda de brinquedo). Não teve uma que não acertou o valor. Em seguida pedi que elas separassem as quantidades em unidades (cubinhos) e contasse fazendo a sequência numérica. E por fim fazia a conta na lousa, junto com elas, na sua forma conceitual.

Outro problema, um pouco mais complexo - Maria comprou:

blusa R$ 10,00

Calça R$ 15,00

Casaco R$ 25,00

Quanto gastou no total?

Novamente não teve uma que não acertou, inclusive me avisaram que o dinheiro que possuíam não dava para pagar o valor. Fizemos as mesmas operações acima descritas...

Devido a dificuldade de lidar com a vírgula na representação numérica apresentei outro problema.

Na padaria Antônio comprou:

Pão R$ 1,50
Leite R$ 1,30
Queijo R$ 2,20

Quanto gastou no total?

Neste exercício apareceram as dificuldades, mas nada que inviabilizasse a atividade.

Também procurei saber sobre como lidavam com números fracionados e para isso perguntei quantos pedaços de pizza cada uma comia. Descobrimos que elas 4 comiam uma pizza sozinhas (acredito que agora quando comerem pizza vão lembar do conceito de fração).

Depois se sabiam alguma receita de bolo. Todas falaram alguma receita (anotei todas), usei duas medidas que apareceram - 1/2 colher e 250 gr.

Fizemos um exercício de descobrir quantas partes cabia num inteiro, e por consequência entramos nos cálculos de divisão de valores.

E assim foi a nossa tarde...

Nenhum comentário: