domingo, 25 de maio de 2008

Costurando uma nova realidade

O Núcleo de Ação Social – Grupo sócio-educativo em parceria com o Programa Ação Família organizou no início deste ano uma formação em costura e artes manuais para um grupo de mulheres da comunidade. Esta formação acontece com um encontro semanal, somando um total de 150 horas. O conteúdo abrange domínio dos equipamentos (tesoura, máquina de costura, alfinetes, fita métrica, réguas, etc), diversos tipos de bordado, modelagem e corte de peças, costura reta e overloque.
A implementação deste projeto vai ao encontro de oferecer soluções para as questões sócio-econômicas da comunidade Jardim Pantanal – alto índice de desemprego, mulheres chefes de família, baixo nível de alfabetização, grande número de família vivem de bolsa auxílio.
O projeto busca implementar ações que levem as participantes a geração de renda e trabalho. Também tem por objetivo ampliar o universo cultural, social e informacional, fortalecer a auto estima das participantes, os vínculos familiares e comunitários.
As participantes são estimuladas a se organizarem de forma associativa, criando o próprio negócio. A possibilidade de constituição de um empreendimento coletivo é proporcionar a população uma outra forma de relação, onde prevalece a cooperação que produz solidariedade, sentimento de pertencimento, ao invés da competição.

Nenhum comentário: