quarta-feira, 23 de julho de 2008

Pensar e refletir

Neste semestre houve vários feriados nas quintas-feiras. Para que as turmas de quarta não ficassem em ritmo muito diferenciado, eu e Miranda decidimos que faríamos uma atividade com as turmas juntas. Neste dia não haveria a costura e bordados e sim uma atividade reflexiva. A proposta veio da Miranda: Cartografia - confecção de 3 cartazes:
1- Trabalho e cooperação;
2- Pertencimento comunitário;
3 - Cuidados com o corpo - saúde e beleza.

Antes houve uma apresentação, pois como a turma de quarta estava junto com a de quinta, nem todas se conheciam. Para se apresentarem usaram objetos que escolheram num cesto - bonecas, temporizador- liquidificador, lata - porta coisa, nariz de palhaço, livro do Marx, óculos, livro sobre educação infantil, flores, imãs de geladeira, porta óculos, esponja, coador de café, bola de isopor, leque, garrafa de água, bolsa, presilha para cabelo, apagador de quadro, lata de nescau.

Depoimentos:

E.S.S escolheu coador de café - "não gosto de café. Em casa meu marido é que faz se quiser tomar. Quando criança tomei muito café, era o que tinha. Acho que enjoei.

I.R.S - 35 anos escolheu leque e o livro - "Fui de cara na boneca, principalmente porque é moreninha. Sempre sonhava com uma boneca do meu tamanho... O leque é chique. Lembra madames de alta classe que podia ajudar e passa o dia se abanando... o livro, porque gosto de ler e aprender sempre mais".

A.O.R.V - 33 anos - imã de geladeira(bananas) - "meu pai mora no interior e traz bananas toda semana. Lembrei que esta semana ele não trouxe. E também porque é artesanato, e eu gosto. Eu monto e desmonto para aprender como faz. Acho que para aprender tem de errar, desmanchar e fazer de novo.

G.S.S - 22 anos - Flor (girassol) - " Gosto muito de planta. O girassol gira em torno da luz e eu quero luz na minha vida".

As apresentações foi um espaço de fala para as participantes, falando de si mesmo através de um objeto.

Após as apresentações uma outra atividade: Jogo:'escravos de Jó'.

Miranda explicou que a partir desta atividade foi possível trabalhar os diversos conhecimentos e experiências, os diferentes tempos, a necessidade de atenção no ritmo das companheiras para atingirem um ritmo em comum.

Durante o jogo pudemos perceber ritmos diferentes, dificuldade de coordenação (troca das peças) e que nem todas as participantes conheciam o jogo. Não foi possível concluir o jogo, foram 4 tentativas.O jogo sempre parava porque tinham pessoas sem peça e outras com 2 ou 3 peças, não conseguiam coordenar a passagem das peças.

Para a elaboração dos cartazes o grupo foi dividido em 3 sub-grupos. A divisão foi por sorteio. Os temas para seram trabalhado também foram sorteados...

Para cada tema havia perguntas que elas teriam de responder nos cartazes.



MAPA DO PERTENCIMENTO À COMUNIDADE


• Em que momentos ou situações vocês se sentem fazendo parte da comunidade onde vive?

• Que coisas foram feitas para a comunidade que vocês consideram importante?

• Quando vocês acham importante participar da vida da comunidade?

• O que vocês podem fazer para tornar a comunidade um lugar melhor para se viver?






MAPA DO TRABALHO E COOPERAÇÃO


Em que lugares vocês aprendem coisas que são importantes pra vocês?

Com quem vocês aprendem?

Como se sentem quando aprendem coisas novas?

Como é para vocês trabalhar em grupo?

O que vocês acham que é importante para se trabalhar em grupo?






MAPA DOS CUIDADOS COM O CORPO – SAÚDE E BELEZA

Quando vocês sentem que estão cuidando de si mesmo?

Em que situação vocês se sentem cuidado por alguém?

O que é ser bonita para vocês?

O que é ser elegante para vocês?



Nenhum comentário: