segunda-feira, 27 de abril de 2009

Primeira compra de material

O Grupo formou um fundo de capital com as vendas do ano passado, mais algumas deste. Então resolveram ( com um empurrãozinho da Janete) comprar material para confeccionar algumas coisas.

Fomos as compras, eu Janete e Quitéria. Nos encontramos nos Brás, fizemos compras de tecidos. Depois fomos para a 25 de março, compramos as outras coisas necessárias para o início da produção.

domingo, 26 de abril de 2009

Termo de compromisso e cooperação

O Consulado da Mulher nos entregou o modelo do termo de cooperação que assinaremos com eles e também um modelo de termo de compromisso que o grupo assinará.

Este termo é uma forma jurídica que o grupo passa a assumir, digamos que é igual ao noivado. Os membros do grupo se declaram compromissados uns com os outros, para depois assumirem um nova forma jurídica - associação, cooperativa, etc.... com CNPJ e tudo mais...

O encontro com o Consulado e a aula sobre Ecosol foram muito importantes. O grupo assumiu uma nova postura, alguns membros passam a tomar iniciativas. Janete chamou um reunião para a segunda-feira seguinte para a discussão dos tremos de compromisso e cooperação, entretanto apenas 6 pessoas estiveram presentes, o que mostra que apenas 50% do grupo está envolvido.
Mesmo assim conversamos, discutimos o termo de compromisso.

Os objetivos do termo de Compromisso foram exposto: Cláusula 1ª - (...)

"proporcionar a integração e cooperação entre trabalhadoras e trabalhadores para, por meio do associativismo e autogestão, viabilizar o desenvolvimento de atividades produtivas e comerciais, promovendo qualidade no trabalho e na vida"


Surgiu duvidas em realção ao desligamento dos membros do grupo, e ficou a sugestão de formar um fundo para arcar com as despesas de registro de saída e entrada dos membros.

Algumas das participantes ficaram em dúvida se participariam ou não, ou seja, se assinariam o documento. Preferiram consultar seus companheiros. Entretanto foram 4 participantes que pediram algum tempo para decidir.

Por fim todas entregaram os documentos e assinaremos o documento em breve.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nova sacola dobrável

Mais um modelo responsável de meio ambiente. Desta vez feita em tecido 100% algodão.

Várias cores, mede 36 x 39 abert e dobrada 14 x 13.

Assim que as participantes do coletivo de costura voltaram de uma experiência de comercialização troxerm a novidade. Haviam visto uma sacola que dobrava diferente. Em poucos tempo Eliane e Teresa já haviam feito uma de modelo.


quinta-feira, 16 de abril de 2009

e o mundo gira....

Depois da aula sobre Ecosol as 'meninas' estavam diferentes, pareciam mais animadas e também dispostas. Passaram a ter mais iniciativa e também propor como fazer as coisas.

Durante esses dias também participamos de bazares organizados pelo Consulado da Mulher e posteriormente de uma reunião de avaliação. Durante a reunião o Grupo fez suas observações, Janete se mostrou uma ótima porta voz, mesmo sem ir ao bazares sabia tudo o que havia acontecido. E para cada ponto que mencionava tinha um posicionamento crítico.

A novidade é que três pessoas que nunca participaram das atividades externas desta vez foram; o grupo é uma construção diária... todos os dias são novos desafios e conquistas.

Neste encontro também combinamos de formar uma comissão para participação dos Fóruns de Economia Solidária - municipal e estadual.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Divisão de responsabilidades

Durante os encontros tenho procurado estimular o grupo assumir responsabilidades.

É incrível, todas as vezes que coloco essa questão - assumir responsabilidades, desde participar da comercialização, não faltar, escolher uma tarefa administrativa, etc... uma participante se desliga do grupo.
Coisa muito difícil e as vezes fico sem saber o que fazer! tenho de ter muito tato.


montei uma atividade para divisão de tarefas entre o grupo:

E
xpliquei para o grupo a necessidade de realizar alguma tarefas específicas para o desenvolvimento do coletivo de produção:
comunicação
contabilidade
produção
comercialização
compra de material
secretaria

Ninguém realizaria a atividade sozinha, estariam em duas e receberiam a formação e as atividades seriam realizadas comigo. Uma espécie de transferência de conhecimento.


foi um choque... para elas... várias se intimidaram, quase sumiram... por acharem que não tem a capacidade para realizar tal tarefa.

Bom, nem todas se manifestaram... houve um silêncio. Devagar, algumas, foram falando: comunicação, secretaria, produção.... sugeri a transferência de uma delas para finanças... mas não deu muito certo.

No momento temos:

Comunicação: Janete
Secretaria: Teresa
Produção: Eliane e Josina
Contabilidade: Neusa (?)
Compra de material: Quitéria


Não insisti para que ninguém assumir uma atividade, mesmo a área de contabilidade está aberta ...

domingo, 5 de abril de 2009

EcoSol - parte II

O que é EcoSol - economia solidária?

Economia popular e solidária
João Cláudio Tupinambá Arroyo e Flávio Camargo Shuch.

A EcoSol está muito próxima da economia popular - mercadinho, quitandas, feirinhas

Quem faz essa economia?
Desempregados, trabalhadores informais, quem faz bicos, pequenos empreendedores, ou seja, aqueles que estão à margem do sistema formal.

50% dos brasileiros fazem essa 'outra economia', proporcionam a circulação de riqueza e justiça social.

Economia popular - é o segmento de base do conjunto da economia; é aquela que atende às demandas imediatas da população e possui giro local, É a economia que sintetiza produção e consumo no giro, ou seja, é intrinsecamente distributiva. Por isso, é o segmento responsável por 60% dos postos de trabalho e pela criação de 95% dos novos postos. Além disso, é a que menos devasta o meio ambiente.

Economia Solidária (EcoSol)- é o projeto de economia organizada a partir do trabalho, e não do capital. Pode ser de pequeno ou grande aporte, como a Cooperativa de Mondragón, na Espanha que movimenta milhões de dólares por ano. Também pode ser de giro local e global. A economia solidária se estrutura a partir de empreendimentos que operam em qualquer dimensão de uma forma associativa, como cooperativa ou como associação, fórum, grupo, rede, etc. A partir de empreendimentos solidários articulados em redes surgem os mercados solidários: clube de troca, atacadão solidário, moeda social (cartão de crédito popular) e outras intervenções econômicas solidárias.

A EcoSol surge como contraposição ao modelo capitalista (neoliberal). A organização social se dá no sentido oposto ao da organização capitalista - individualista. Procura melhorar a qualidade de vida da população como um produto de um processo de desenvolvimento integrado e sustentável da sociedade.

Sociedades não capitalistas
Processos produtivos mais equilibrados, construídos sobre acúmulos comunais e trocas que eram feitas de maneira coerente com base produtiva real e por meio do mutualismo igualitário que incluía a todos.

Organização social não possuidora de classes sociais e uma cultura econômica de subsistência baseada na inclusão de todos.

Cada membro da sociedade exerce papel importante, visando o bem estar coletivo e não apenas de um único indivíduo.

O legítimo avanço bem estar individual se este avanço for benéfico a todos, sem ameaçar os interesses coletivos.

Assistimos aos vídeos:



e Depois:

Vídeo - EPES - Escola de Empreendedorismo Solidário - 3min.


O projeto "Escola Popular de Empreendedorismo Solidário" é uma iniciativa que pretende criar oportunidades de geração de renda para famílias residentes na região de Nova Contagem promovendo a inclusão social, o protagonismo, e o desenvolvimento pessoal e coletivo das comunidades atendidas levando-as à sustentabilidade econômica e social.



Vídeo - Associação das Artesãs de Massaranduba - 6 min.


A série Comércio justo e solidário do canal Futura, mostra como produtores, comunidades e cidades, diante das dificuldades, foram à luta, superaram obstáculos e conquistaram resultado.

Episódio 5, ARTESOL. Uma ONG criada para ser uma espécie de atacadista de peças e artesanato produzidos em mais de 80 localidades em 17 estados brasileiros.

Neste episódio foi mostrada a comunidade de Massaranduba, Rio Grande do Norte e seu trabalho com trançado de palha de carnaúba.

EcoSol - parte I

Depois da leitura passamos ao primeiro filme:

A história das coisas - 22 min.

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como conseqüência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas do sistema capitalista e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.

após o filme procurei fazer um debate mas poucas falaram. Uma comentou sobre o saltos dos sapatos, a outra que era isso mesmo. Tive a impressão que a princípio foram muitas informações.... não forcei.

Para continuar recorri a Emir Sader para falar sobre 'O estado do mundo' - a distribuição da renda.

"Se o mundo fosse uma aldeia com mil (1000) habitantes, a metade da riqueza estaria nas mãos de apenas 60 pessoas, todas de nacionalidade norte americana. Oitocentas pessoas da aldeia viveriam em casa de má qualidade, 670 seriam analfabetas, apenas uma pessoa teria educação universitária"( Século XX uma biografia não-autorizada- p.75)

Procurando aproximar a discussão para a 'vida real' apresentei alguns dados sobre a distribuição de renda no Brasil.

1960
50 % dos mais pobres detinham 18% da renda - PNB - PIB- - PER capta

10% dos mais ricos detinham 54% da renda.

1995
O 50% mais pobre detinham apenas 11% da renda

os 10% mais ricos detinham 63 % da renda.


"Trata-se, portanto, de um problema social, em relação a forma de organização econômico-social, que impede que os bens, sejam apropriados pela maioria das pessoas, igualmente entre países e diversos setores sociais" p.76.


O Sistema Capitalista

A partir da Revolução Industrial (séc.XVIII) – idéia de auto-regulação da economia como dogma (algo in questionável) do capitalismo. Através de modelo ideológico de exploração inicia-se o processo de crises e misérias sistêmicas na condição de vida dos proletários (trabalhadores) - exploração demasiada da classe operária – turnos de 14, 16 horas, utilização de mão-de-obra infantil, condições de trabalho insalubres

EcoSol - Memória e Pensar

Escolhi algumas frase que trazem a importancia do conhecer histórico, no livro 'Educador' de Madalena Freire encontrei...


Memória


" A lembrança é libertadora" - Paulo Freire

" A lembrança é o útero da liberdade" - John O'Neill

"Aqueles que ignoram a história são condenados a repeti-la" - Walter Benjamin



e também...

PENSAR

"Como seres humanos, nos diferenciamos dos animais por nossa capacidade de aprender, mudar, transformar, criar, fazer história, na qual o pensar alicerça esse processo de mutação.

Pensar envolve duvidar, perguntar, questionar. É uma maneira de investigar, pesquisar o mundo, as coisas. Por isso encerra algo que perturba, provoca mal-estar, insegurança, porque algo que nos parecia seguro foi atingido em nosso pensamento.

Pensar sempre envolve os outros. Pensamos porque alguém nos impulsionou a buscar uma resposta. É sempre o outro que nos obriga a pensar, e mesmo quando sozinhos os outros habitam nosso pensamento. (...)

Quando pensamos exercitamos as operações mentais, como comparar, observar, interpretar, classificar e sintetizar".

Madalena Freire - p.48 e 50



Economia Solidária


Preparei uma conversa sobre Economia Solidária com conceitos e experiências de outros grupos.

A minha preocupação era conseguir uma linguagem que não fosse massante, pesada e de difícil compreensão. Precisava de uma atividade dinâmica, que dialogasse com a contemporaneidade e que o grupo pudesse absorver. Pensei em alguns filmes, coisa curta - YouTube, tem muita coisa interessante! e também alguns autores.


Para isso organizei as atividades da seguinte forma:

Introdução - Memória e pensar.

Parte I - organização da sociedade capitalista

Parte II - O que é EcoSol


Parte III - pesquisa sobre o tema