quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Apoio Consulado da Mulher


O grupo teve um encontro com Nilza e Kelly para falarmos sobre os planos para 2009/2010, reafirmando o pacto de apoio.

Nilza colocou que existe a possibilidade de recebermos apoio técnico em alguma áreas específica - produção, designer, artesanato, comercialização, precificação entre outras, a contra partida é o compromisso do grupo em participar das atividades.

Em março acontecerá alguns bazares e iremos participar.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Um novo ano e muitas espectativas

O encontro com o grupo foi na semana seguinte, fizemos uma reunião para apresentar o projeto 2009. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma apresentação do Instituto Alana - Missão, objetivos e serviços oferecidos.

Como no fim do ano foi tudo muito corrido e na reunião de fechamento algumas das participantes, acreditaram que seria uma festa e em vez de uma reunião (para conclusão do trabalho), não foi possível fazermos uma conversa sobre as atividades do ano, muito menos sobre a feira da Alameda das Flores. A conversa ficou entorno dos acordos e combinados sobre a participação e os compromissos assumido e não realizados.

Então começamos o ano com esta conversa. Apresentei os resultados, os valores arrecadados com a venda dos produtos. O quanto cada uma recebeu, quantas pessoas participaram da produção e do rateio.

Destinação dos valores da comercialização dos produtos

Dos valores arrecadados 74% foram destinados para remuneração das participantes, cada uma recebeu 3,3 % dos valores arrecadados. E 26% foi revertido em fundo de capital para uso fruto do grupo de geração de renda.


Outro ponto discutido nesse encontro foi os produtos em estoque, valores à receber e o fundo de capital que o grupo juntou.


Para este ano o desenho do projeto ficou o seguinte:

O Grupo se reunirá duas vez por semana. Termos um encontro com o grupo todo e outro com com grupo dividido em dois sub-grupo para atividades de aperfeiçoamento em técnicas de costura e artes manuais.

temos os seguintes objetivos
  • Incentivar a escolarização e acesso a cultura geral;
  • Formação básica em gestão de pequenos negócios (contabilidade / fluxo de caixa, micro-crédito, iniciação em vendas, noções gerenciais e administrativas);
  • Formação inicial e acesso ao mundo digital;
  • Identificar os canais de venda, participação em feiras e eventos para comercialização;
  • Elaborar em conjunto com o grupo o Plano de Negócio do empreendimento;
  • Desenvolver produtos e práticas produtivas aptas a tornar o grupo emancipado;
  • Conseguir o apoio dos companheiros / maridos e articular local para as crianças ficaram;
  • Ampliar as relações de cooperação e solidariedade, envolver as pessoas na construção de alternativas que melhorem a qualidade de vida da comunidade e de si próprios;
Além da continuação do grupo como um coletivo produtivo para este ano abriremos mais 32 vagas para formação básica e conclusão da formação básica da turma do meio de 2008, que recebeu todas as pessoas que interromperam formação e quiseram voltar.