segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Arte - expressão humana

Novamente tivemos um feriado mas desta vez foi na quarta. O grupo se reuniu num único dia (quinta) e propus uma atividade artística, livre, com os recursos que ali encontrassem... sem a obrigação de criar algo.

Orientei o grupo para apenas procura combinar elementos, expressar temas... cores... neste dia valia qualquer coisa... desde que fosse expressão criativa individual.














domingo, 10 de agosto de 2008

Desenvolvimento do grupo em relação aos conteúdos.

Algumas participantes tiveram bastante dificuldades motora no manuseio dos instrumentos (agulha, linha, tesoura), tendo como agravante a falta de escolarização que compromete a compreensão de alguns procedimento que necessitem o uso de régua, esquadro, leitura e cálculo. Outras tiveram bastante dificuldade e lidar com a máquina de costura industrial, chegando ao ponto de se recusar a usar estas máquinas, realizando as atividades apenas nas máquinas caseiras, isso fez com que o ritmo das atividades diminuíssem.
Entretanto parte do grupo apresentou bom desenvolvimento das habilidades manuais e criativas, com bom domínio dos instrumentos de trabalho (máquinas, réguas, tesoura, agulhas, etc), sem deixar de ressaltar a qualidade de alguns trabalhos. Os pontos para bordado que aprenderam aplicaram em trabalhos feitos em casa, de forma espontânea. Uma das participantes declarou que fez uma saia em casa. Outra que costurou almofadas. Outra fez bolsinhas. Entre as participantes que tem maior domínio da máquina de costura 2 já conseguiram trabalho (de forma informal, grande jornada de trabalho e baixa remuneração) em oficinas de costura do bairro. Estas participantes também são as que apresentam menor número de faltas.

Durante os encontros as conversas acontecem em torno de diversos assuntos. Temos ressaltado a importância das habilidades desenvolvidas no processo de escolarização (ler, escrever, contas, etc). Não só para um melhor aproveitamento das atividades, mas também para se tornarem mais preparadas para o mundo do trabalho (que tanto exige de nós) e também, fator importante, ajudar os filhos que estão em idade de escolarização. Outro tema relevante e que mostra muito do universo das participantes é a questão familiar - marido, filhos, cunhados, sogra, mãe. Em relação ao marido é recorrente a presença de posições machistas, alcoolismo e também violência; e aos filhos é atender seus horários (escola), conseguir atendimento na saúde para coisas básicas (bronquite, resfriados, vómitos, etc) e que estes consomem todo tempo das participantes. O acesso aos serviços públicos – saúde, escola, transporte, moradia, também aparecem com frequência. Todos eles são espontâneos e as participantes colocam seu ponto de vista sobre o tema e suas experiências. O grupo de costura é um espaço para fala e troca de experiências, muitas vezes só a possibilidade de falar para alguém, compartilhar e saber que outras vivem coisas parecidas faz com que sintam-se melhor, mais confiante e, até com mais coragem para enfrentar o dia a dia.

No momento considero que as participantes se mostraram envolvidas com o curso. Algumas estão bastante ansiosas em relação ao domínio das técnicas, principalmente a máquina de costura. Foram colaborativas, ou seja, sempre que possível uma ajuda a outra. Muitas vezes essa colaboração ocorreu de forma espontânea (sem minha interferência). Durante a confecção dos coletes (figurino) algumas participantes foram incumbidas de ensinar às demais colegas algum dos procedimentos adotados, o que aconteceu sem recusa.

sábado, 9 de agosto de 2008

Festa Junina - no Parque ecológico do tietê

O NAI foi convidado para se apresentar na festa junina paraos diversos grupos de Idosos da região (leste II) que aconteceria no Parque Ecológico do Tietê, no dia 20 de junho.

Lembrando que a atividade de confecçaõ de figurino foi para este evento. Como co-realizadoras da apresentação o grupo de costura foi convidado para ir à festa.

Conseguimos sair do Instituto já eram prá lá de 8:30... conseguimos chegar ao parque já passava das 9h, isso porque o Parque é ao lado do Jardim Pantanal - estação Engenheiro Goulart (coisas de São Paulo). Foram ao evento: Quitéria, Márcia, Ana Paula, Josina, Gilvânia, Jesuína, Lidionete, Rosário, Janete.

Antes da apresentação teve uma pequena caminhada pelo Parque, quando voltamos fomos ajudar a arrumar as Senhoras que iam se apresentar. Todo grupo foi muito solicito ao entregar e ajudar a vestir os coletes e colocar os adereços de cabeça.
Depois foi só fazer posse para as fotos e iniciar a apresentação.








Confecção de figurino para o NAI

Para o mês de junho o grupo de costura tinha a tarefa de confeccionar parte do figurino utilizado pelo grupo de canto do NAI - Núcleo de Atendimento ao Idosos.


O processo de confecção foi distribuido pelas 4 turmas, cada turma deu sequência ao trabalho realizado pela anterior.. e assim foi.

Uma das turmas foi a responsável por tirar as medidas das participantes do grupo (NAI), depois construímos uma tabela P- M - G - GG , classificando cada participante num destes tamanhos.

Após esta fase, confeccionei o molde piloto com uma outra turma e fiz os outros tamanhos.

Na semana seguinte iniciamos o corte das peças e depois a costura.

ao todo foram XX dias de trabalho, Josina, Eliane, Honorina, Quitéria, Janaína, Neusa ajudaram muito na costura, elas já mostram um bom controle do equipamento. E a tarefa não era fácil, pois os coletes foram confeccionados em cetim.


Selminha., Rosário, Andréia, e Gláucia também trabalharam na costura dos coletes. Elas se dividiram entre acabamento no orverloque, costura de elásticos, laterais e costura da fita na reta. As outras participantes cortaram as peças, confeccionaram as rosinhas de fita, que Andréia ensinou fazer.



A podução coletiva funcionou mais ou menos, a turma da quinta de manhã teve muita dificuldade e participou pouco. As turmas da quarta feira foram as que mais se envolveram...
Janaína comentou que durante a atividade física (na parte da manhã) "uma moça pediu para a instrutora de ginástica para sair um pouco mais cedo, pois estava fazendo os coletes que as idosas (do NAI) iam usar, ela precisava chegar cedo" no ateliê.

A turma da quinta a tarde colaborou bastante, principalmente com o acabamento. Aline passou os coletes e colocou as rosinhas nas pontas das fitas.

Além dos coletes o grupo preparou o adereço de cabeça - tiara com flores e duas coroas de flores para os anjos...






Figurino para apresentação da Pastorinhas