quarta-feira, 23 de julho de 2008

Pensar e refletir

Neste semestre houve vários feriados nas quintas-feiras. Para que as turmas de quarta não ficassem em ritmo muito diferenciado, eu e Miranda decidimos que faríamos uma atividade com as turmas juntas. Neste dia não haveria a costura e bordados e sim uma atividade reflexiva. A proposta veio da Miranda: Cartografia - confecção de 3 cartazes:
1- Trabalho e cooperação;
2- Pertencimento comunitário;
3 - Cuidados com o corpo - saúde e beleza.

Antes houve uma apresentação, pois como a turma de quarta estava junto com a de quinta, nem todas se conheciam. Para se apresentarem usaram objetos que escolheram num cesto - bonecas, temporizador- liquidificador, lata - porta coisa, nariz de palhaço, livro do Marx, óculos, livro sobre educação infantil, flores, imãs de geladeira, porta óculos, esponja, coador de café, bola de isopor, leque, garrafa de água, bolsa, presilha para cabelo, apagador de quadro, lata de nescau.

Depoimentos:

E.S.S escolheu coador de café - "não gosto de café. Em casa meu marido é que faz se quiser tomar. Quando criança tomei muito café, era o que tinha. Acho que enjoei.

I.R.S - 35 anos escolheu leque e o livro - "Fui de cara na boneca, principalmente porque é moreninha. Sempre sonhava com uma boneca do meu tamanho... O leque é chique. Lembra madames de alta classe que podia ajudar e passa o dia se abanando... o livro, porque gosto de ler e aprender sempre mais".

A.O.R.V - 33 anos - imã de geladeira(bananas) - "meu pai mora no interior e traz bananas toda semana. Lembrei que esta semana ele não trouxe. E também porque é artesanato, e eu gosto. Eu monto e desmonto para aprender como faz. Acho que para aprender tem de errar, desmanchar e fazer de novo.

G.S.S - 22 anos - Flor (girassol) - " Gosto muito de planta. O girassol gira em torno da luz e eu quero luz na minha vida".

As apresentações foi um espaço de fala para as participantes, falando de si mesmo através de um objeto.

Após as apresentações uma outra atividade: Jogo:'escravos de Jó'.

Miranda explicou que a partir desta atividade foi possível trabalhar os diversos conhecimentos e experiências, os diferentes tempos, a necessidade de atenção no ritmo das companheiras para atingirem um ritmo em comum.

Durante o jogo pudemos perceber ritmos diferentes, dificuldade de coordenação (troca das peças) e que nem todas as participantes conheciam o jogo. Não foi possível concluir o jogo, foram 4 tentativas.O jogo sempre parava porque tinham pessoas sem peça e outras com 2 ou 3 peças, não conseguiam coordenar a passagem das peças.

Para a elaboração dos cartazes o grupo foi dividido em 3 sub-grupos. A divisão foi por sorteio. Os temas para seram trabalhado também foram sorteados...

Para cada tema havia perguntas que elas teriam de responder nos cartazes.



MAPA DO PERTENCIMENTO À COMUNIDADE


• Em que momentos ou situações vocês se sentem fazendo parte da comunidade onde vive?

• Que coisas foram feitas para a comunidade que vocês consideram importante?

• Quando vocês acham importante participar da vida da comunidade?

• O que vocês podem fazer para tornar a comunidade um lugar melhor para se viver?






MAPA DO TRABALHO E COOPERAÇÃO


Em que lugares vocês aprendem coisas que são importantes pra vocês?

Com quem vocês aprendem?

Como se sentem quando aprendem coisas novas?

Como é para vocês trabalhar em grupo?

O que vocês acham que é importante para se trabalhar em grupo?






MAPA DOS CUIDADOS COM O CORPO – SAÚDE E BELEZA

Quando vocês sentem que estão cuidando de si mesmo?

Em que situação vocês se sentem cuidado por alguém?

O que é ser bonita para vocês?

O que é ser elegante para vocês?



segunda-feira, 21 de julho de 2008

As tiras costuradas...




Tiras coloridas

Quando cheguei na sala para organizar o material, ver o que tinha e o que precisava ter encontrei muito Brim (sarja) em variadas cores. Para iniciar a costura as aprendizes costuram linha paraletas, com a largura do calcador um tecido com 20x15cm.
Após este passo cortaram tiras (em sarja) para depois costurá-las. Ainda me lembro do questionamento feito: mas depois de cortar, teremos de costurar tudo, em tão pra que cortar?... Exepliquei que era para praticar a costura e que iriamos costurar com cores diversas. Depois com o pano montado fariamos uma sacola...

então, passamos costurar as tiras....





domingo, 20 de julho de 2008

Novos Bordados

Propus para o grupo da quinta (tarde) a realização de um bordado para fazermos uma aplicação... algumas delas já trouxeram o bordado.


bordado feito por Angela


bordado feito por Selma

sábado, 19 de julho de 2008

Aprendendo a bordar

O curso de costura e artes manuais, como já falei, conta com a parceria do Programa Ação Família, que é representado por Cida Miranda.
Miranda foi minha parceira na realização do desfile de Moda Afro e além da grande experência em trabalhos socias, tem boas noções de costura e artes manuais.

Como primeira atividade optei trabalhar com elas o bordado, por proporcionar um espaço de conversa.Uma roda de conversa no qual falamos de tudo: maridos, filhos, poder público, racismo, preconceito, falta de politicas públicas, acessoa ao conhecimento e cultura, e ....







Bordados executados por elas...