domingo, 25 de maio de 2008

Costurando uma nova realidade

O Núcleo de Ação Social – Grupo sócio-educativo em parceria com o Programa Ação Família organizou no início deste ano uma formação em costura e artes manuais para um grupo de mulheres da comunidade. Esta formação acontece com um encontro semanal, somando um total de 150 horas. O conteúdo abrange domínio dos equipamentos (tesoura, máquina de costura, alfinetes, fita métrica, réguas, etc), diversos tipos de bordado, modelagem e corte de peças, costura reta e overloque.
A implementação deste projeto vai ao encontro de oferecer soluções para as questões sócio-econômicas da comunidade Jardim Pantanal – alto índice de desemprego, mulheres chefes de família, baixo nível de alfabetização, grande número de família vivem de bolsa auxílio.
O projeto busca implementar ações que levem as participantes a geração de renda e trabalho. Também tem por objetivo ampliar o universo cultural, social e informacional, fortalecer a auto estima das participantes, os vínculos familiares e comunitários.
As participantes são estimuladas a se organizarem de forma associativa, criando o próprio negócio. A possibilidade de constituição de um empreendimento coletivo é proporcionar a população uma outra forma de relação, onde prevalece a cooperação que produz solidariedade, sentimento de pertencimento, ao invés da competição.

sábado, 24 de maio de 2008

Comunidade Jd. Pantanal




Exibir mapa ampliado

Um novo desafio.

No fim do ano passado (2007) fui chamada para apresentar um projeto de oficina de costura para uma nova instituição. Chegando lá conheci a Cláudia Pollet, coordenadora do Núcleo de Ação Social (NAS) do Instituto Alana. Conversamos por algum tempo procurando construir um entendimento sobre a necessidade da Oficina de Costura.

Cláudia me falou sobre o público alvo, mulheres da comunidade ( Jd. Pantanal - Zona Leste de São Paulo) que precisavam obter alguma forma para gerar renda, mas que isso não era o objetivo final e sim meio. A oficina de costura passa a ser uma atividade do Grupo Sócio Educativo do NAS, com o apoio do Projeto Ação Família, e desta forma tem como objetivo a educação social, que vai desde a problematização do modo de vida até as possíveis formas para gerar renda.